Número de questões por disciplina

Comentários (28)

Caros, muitos apontam como uma indicação para se tomar como base a importância de cada disciplina na prova da 1ª fase da OAB. Não estão errados, com certeza, é pura matemática, basta acertar 40 questões de 80 e se aplicar naquelas disciplinas que mais oferecem questões.

No entanto, esta afirmativa não é de toda verdadeira, pois mesmo com poucas questões há disciplinas que oferecem mais facilidade de compreensão de que outras com o dobro, por exemplo. Vejam que aquelas disciplinas que são praticamente uma única lei, como CDC e ECA, oportunizam uma chance de acerto considerável do que tentar acertar o que vai “cair” direto das páginas de um CPP ou da própria Constituição Federal, cuja matéria é muito mais ampla e complexa.

Este quadro representa o que chamo de “GRUPO DE QUESTÕES” e facilita a compreensão para os estudos mais específicos. Quem quiser copiar o quadro, sem problemas, apenas informe a fonte.

Comentários

  1. Professor, estão querendo fazer novas mudanças no exame de ordem, o Sr. poderia comenta-las??? Abços

    • Sinceramente, esta notícia veiculada pelo UOL (clique aqui para que ainda não leu) é “notícia velha”, jargão jornalístico. Ora, “comissão” alguma precisa ser criada para dar conta de mudanças no exame, uma vez que ela é permanente. E incluir “direitos humanos” já li em 2009 e hoje ela é cobrada com 3 questões. O resto já vem sendo sondado há muito tempo. Por isso, não vale a pena ser influeciado por esta informação. Abs.

  2. Professor, as informações são do IV Exame Unificado. Hoje, no VIII são os mesmo números de questões? É veridico que a partir de 2013 será cobrado sociologia e filosofia também? Obrigada!

    • Sim, camila, hoje são os mesmos números, e como também é verdadeiro que em 2013 teremos filosofia. Bons estudos. Marcelo.

  3. Senhor professor. Fiz o VIII exame de ordem, 2ª etapa Tributário. Fiz 4,40 nas questões, mas não tive a peça corrigida, pois foi cobrado Agravo de Instrumento e eu fiz MS. Entrei com recurso administrativo pois acertei várias quesitos que estavam no espelho. Você acha possível que aceitem meu Recuro e corrijam minha peça nos quesitos que acertei? Já viu casos assim? obrigada!

    • Cara amiga, desconheço outra situação, infelizmente, que o recorrente tenha alcançado sucesso quando houve peças bastante distintas como é o caso, apesar de semelhanças na fundamentação entre outros requisitos.

      Mas se você conseguir, nos avise aqui, pois será motivo de divulgação! Boa sorte, Marcelo.

  4. Gesiel Nunes
    15.12.2012 - 1:08

    Caro Professor,

    Pela primeira vez, vez vou prestar ao exame da OAB, IX EXAME, estou tenso, como devo agir para melhor sobressair nessa prova?
    grato.

    • Gesiel, uma boa técnica é tentar antes de começar a prova ou nos momentos complicados para tudo é ouvir o próprio coração. Para isso, você terá que necessariamente deixar a respiração calma…

      É um bom exercício. Sucesso para você!

  5. Lorena Machado
    27.12.2012 - 19:48

    Professor,
    Prestarei o exame á ser realizado em abril de 2013 e, coo já ventilado supra, é certa a inserção de matérias propedêuticas. Todavia, em desconformidade com a sua informação acima, ouvi que seriam 5 (cinco) questões envolvendo todas as propedêuticas. Poderia me esclarecer isso melhor? Quantas serão as questões e quais as matérias à serem abordadas?

    • Lorena, só posso imaginar no máximo duas questões para filosofia do direito. Agora, da onde irão tirar essas duas questões, quais disciplinas sofrerão redução, é uma incógnita… bons estudos.

  6. LEANDRO ALMEIDA
    19.03.2013 - 22:49

    Professor, o quadro acima encontra-se atualizado? farei a prova agora em Abril….
    Boa Sorte para todos!

    • Olá Leandro, não está, porque não sabemos da onde irão tirar 2 questões que servirá para FILOSOFIA DO DIREITO. Bons estudos.

  7. Professor, o senhor poderia comentar como fica a prova agora? Com a inclusão da disciplina de Filosofia?

    • Bem, não temos certeza ainda como ficarão o número de questões, mas acredito que aquelas que mais têm, como constitucional, poderão perder 1 questão cada. Bons estudos,

  8. ERLEN KASSIA FARIAS
    15.06.2013 - 22:12

    Professor, Sou estudante do 8 semestre, vou fazer meu primeiro exame agora em agosto, estou começando á organizar meus planos de estudos, visto ter um bom emprego que exige a OAB, como me formo em junho de 2014 quero deixar meu ultimo semestre apenas para concluir a minha manografia e fazer estagios, Mas o motivo desse contato é saber ser o Senhor acha que a prova tera um peso maior, visto a banca ter amenizado na ultima prova…? e gostaria de saber também quantas peças no total sao em direito tributario?
    GRATA,

    Erlen K Farias

    • Erlen, não meça a 2ª fase pelo número de peças nem se envolva com maior ou menor dificuldade. Faça a sua parte. Estude de forma correta e direcionada. Acompanhe o nosso blog e terás diversas dicas preciosas. Bons estudos.

  9. Ana Caroline
    04.07.2013 - 23:10

    Professor, sou uma jovem de 14 anos, penso em fazer direito ao terminar o colégio. Como posso fazer para ir me preparando para a faculdade e para o exame da OAB ? Obrigado!

    • Oi Ana, que legal a sua preocupação. Estou impressionado. Tem um livrinho que publiquei que responde as tuas dúvidas: Guia Passe na OAB – Os Segredos da Aprovação. Ele é bem fácil de ler e prepara desde cedo os estudos. Boa sorte.

  10. Danielle Lebre
    05.07.2013 - 16:58

    Ola professor…

    Gostaria de saber se o quadro de nº de questões encontra-se atualizado, ja que irei prestar o exame da ordem agora em agosto e se possivel saber se filosofia realmente ira cair [já que nao se sabe ao certo]. Desde ja agradeço.

    • Danielle, não está atualizado. Retire 2 questões de ética e coloque em filosofia do direito. Bons estudos.

  11. Professor, tudo bem?

    Tenho uma dúvida.

    Estou matrículado no 8ºsemestre do curso, mas irei fazer a prova de 8 de dezembro.

    Gostaria de saber se tem algum problema fazer no 8º semestre, ou só poderia fazer no 9º semestre??

    Lembrando que, quando acontecer a 2º fase, que será em fevereiro de 2014, já estarei matrículado no 9ºsemestre do curso.

    Grato pela atenção.

    Abraço.

  12. Gostaria que o senhor Marcelo atualizasse com o numero certo de materias e questoes para 2014 exame de abril por favor, estamos esperando essa informação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado / Campos requeridos estão marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

#SeLigaNaDica

Agenda OAB

XV Exame de Ordem Unificado

  • 29.09.2014

    Publicação do Edital

  • 29.09.2014
    a
    13.10.2014

    Período de Inscrições

  • 22.10.2014

    Prazo limite para pagamento da taxa de inscrição

  • 10.11.2014

    Divulgação dos locais de realização da prova objetiva

  • 16.11.2014

    Realização da 1ª fase (prova objetiva)

  • 16.11.2014

    Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva

  • 02.12.2014
    a
    05.12.2014

    Prazo recursal contra o resultado preliminar da 1ª fase

  • 02.12.2014

    Resultado preliminar da 1ª fase

  • 16.12.2014

    Divulgação do gabarito definitivo da 1ª fase

  • 16.12.2014

    Divulgação do resultado final da 1ª fase (prova objetiva)

  • 05.01.2015

    Divulgação dos locais de realização da prova prático-profissional

  • 11.01.2015

    Realização da 2ª fase (prova prático-profissional)

  • 11.01.2015

    Divulgação do padrão de resposta preliminar da prova...

  • 03.02.2015

    Divulgação do padrão de respostas definitivo e do resultado...

  • 04.02.2015
    a
    07.02.2015

    Prazo recursal acerca do resultado preliminar da 2ª fase

  • 15.02.2015

    Descrição dos recursos acerca do resultado preliminar e divulgação...