Qual o melhor vade mecum?

Comentários (139)

Entrei na faculdade de Direito em 1992. O meu primeiro código foi um Código Civil, capa dura, da Editora Saraiva. Durante o período do curso, comprei diversos códigos, todos de capa dura, exceto a CLT, todos da Editora Saraiva.

O primeiro vade mecum (e que significa “vai/vem comigo”) que vi na vida foi logo depois do curso e era do jurista Acquaviva, da editora Jurídica Brasileira, creio que foi o pioneiro no mercado. Imagino que pesava cerca de 5kg e era bem caro para época, além da resistência de muita gente por razões da falta de tradição ou por achar que nem todas as leis estavam naquele único volume.

Passada essa resistência, as editoras começaram a adotar o vade mecum, como muitas outras obras jurídicas que foram diminuindo de volumes para sair em apenas num único volume, geralmente, denominada como “teoria reunida”.

Chegamos a 2013 com três ou quatro editoras “de ponta” produzindo vade mecuns para o mercado: RT, Rideel, Impetus e Saraiva.

A RT está na sua 8ª edição; Rideel, 16ª edição; Impetus, 3ª edição, e Saraiva, 15ª edição.

Já tive todos os vade mecuns dessas editoras e a minha preferência se baseia nesses itens:

  • tradição;
  • qualidade de impressão;
  • atualização (em especial, quando há duas edições por ano);
  • notas de referência nos artigos;
  • índice descritivo;
  • facilidade no manuseio;
  • rapidez para encontrar o texto legal pretendido;
  • e custo-benefício.

Consultei os preços e, praticamente, estão em promoção por R$ 108,00, destaque para versão digital da Saraiva por R$ 79,00 (para tablets).

Outra novidade quanto aos vade mecuns é a sua própria evolução para aqueles ditos “temáticos” e “disciplinares”. Assim, você poderá encontrar vade mecum de penal, de civil, etc. e tal (Rideel, Saraiva e RT). E os temáticos dizem respeito ao Exame da OAB e Concursos Públicos. Nesse segmento, há os títulos da RT, Impetus e Saraiva.

Também os vade mecuns no formato espiral para facilitar o manuseio (Rideel e Saraiva) e os compactos (RT e Saraiva).

Portanto, opções não faltam para todos os gostos, interesses e bolsos.

Voltando à pergunta do título, Qual o melhor vade mecum? só posso indicar daquela editora que me acompanhou durante toda a minha vida acadêmica e profissional e nunca me deixou na mão, porque só vou “levar alguém comigo” se eu confiar plenamente, e a EDITORA SARAIVA é imbatível nos seus produtos.

 

 

[ATUALIZADO]

Leia um COMPARATIVO que fizemos em 17 de abril de 2014

Vade Mecum para OAB e Concursos: comparativo

Comentários

  1. José Decarle Souza Filho
    29.01.2013 - 20:43

    Eu tenho usado o vade mecum da Saraiva desde 2003, e em minha opinião ele é o melhor! Não porque nunca comprei outros, mas, porque já pude comparar e manusear outros de outras editoras de colegas advogados. E, definitivamente, para mim ele é o melhor.

  2. Wender K. Corrêa
    08.02.2013 - 18:27

    Professor!

    Qual a diferença entre o vade mecum – oab e concursos – da saraiva para o vade mecum normal? Poderei usar ele na segunda fase da oab?

    Obrigado.

    • Sim, poderá. O índice temático, uma grande diferença! Bons estudos.

  3. Com a devida vênia, mas quanto o Sr. ganha para fazer essa propaganda?

    • Caro amigo, faço outra pergunta: será que a maior editora jurídica precisa de mim para divulgar suas obras, em especial, seus vade mecuns, os livros jurídicos mais vendidos do país? Recomendo porque não há produto melhor. Bons estudos.

  4. Comecei a cursar Direito e vi que o vade mecum da RT está com ótimo preço, mas sempre vejo meus colegas de classe com o Saraiva. Aconselhável comprar o da RT ou vou atrás do da Saraiva mesmo?

    Obrigada!

    • Marina, o vade mecum da Saraiva é reconhecido como o mais confiável. E esse novo vade mecum OAB e Concursos é MELHOR AINDA! Se você não gostar dele e dos seus diferenciais eu compro de você, ok? Bons estudos.

  5. Salomão Taumaturgo
    09.04.2013 - 17:44

    Prezados,
    Teve prova da OAB que quem tinha o vade mecum da RT acertou a questão e quem tinha o da Saraiva não chegou à resposta.
    A resposta estava em um índice remissivo que levava à resposta que só havia no da RT, no da saraiva não tinha o direcionamento ao artigo que levaria ao acerto.
    O da Saraiva é mais “bonitinho”, mas recomento o da RT.
    Abs

    • Salomão, com certeza, quem estava com o vade mecum da Saraiva não era o novo específico para OAB e Concursos, pois ele não foi lançado a tempo da 2ª fase e que está insuperável. abs.

  6. Régis Leite
    20.04.2013 - 16:48

    Pessoal, o Vade Mecum da Impetus para OAB e Concursos também é excelente pois ele separa as leis por temas além de ser bem completo, pois os regimentos dos tribunais também integram o conteúdo ajudando muito nos momentos de dúvidas de competência por exemplo.
    Boa sorte a todos.

  7. O Vade Mecum da Saraiva é o pior e incompleto. O mais completo ate hoje é o da Riddel, estando o da Impetus igual com ele, mas diz supera-lo ano que vem.

  8. O vade macum da Rideel, sem sombra de dúvida, é o melhor e mais completo. Conheço Rt,Saraiva e Impetus( que está muito bom também, me surpreendeu!), no entanto, continuo com a Rideel, índice remissivo nota 10!

  9. Boa tarde, gostaria de saber quais os vade mecuns que possuem regimento interno do STJ e do STF, pois, irei fazer a 2ª fase da OAB, e gostaria de comprar um que contivesse, e soube que tem no vade mecum para oab e concursos da RT, então gostaria de saber se o da saraiva oab e concursos ou se o compacto também possui, aguardo resposta, obrigada!

  10. Paulo César
    11.05.2013 - 15:31

    Eu ouvi ontem que o vade mecum da saraiva – oab e concursos, não pode ser utilizado na segunda fase da oab por ter comentários.

    Eu mesmo estou o observando e não me pareceu ter comentários. Me recomendaram o da RT.

    Esta informação é verdadeira? O da saraiva realmente tem comentários ou poderá ser usado normalmente?

    • Paulo, creio que as informações que estão divulgando é coisa de concorrência, pois onde está a tal legislação comentada no vade da Saraiva? Tem um índice temático, o que não é proibido e um guia de localização rápida, que é mais um índice. E só.

      Bons estudos,

  11. Professor comprei o Vade Mecum Saraiva Oab e COncursos por favor me responda se posso utilizar na segunda fase por favor pois estao falando que ele tem identificacao de peca e esta broibido

    • Fica tranquilo, o edital não proibe índice temático. Bons estudos.

  12. Professor o vade mecum normal 2013 da saraiva serve para fazer 2 fase da OAB?

  13. Estou com essa mesma duvida,justamente pelo fato deste vade mecum normal 2013 das saraiva não possuir regimento interno.

    • A possibilidade referente a alguma questão que exija o RISTF ou RISTJ é praticamente rara, menos raro, por exemplo, a nova edição possuir os ENUNCIADOS das Jornadas de Direito Civil e aproveitar esse conteúdo. Bons estudos.

  14. Boa tarde! ouvi boatos de que o Vade mecum 2013 da Saraiva OAB, Concursos não poderia ser utilizado na realização da segunda fase da prova da OAB mas não só por ter ao final o índice temático mas também um guia por matérias.. è só boato ou realmente não poderá ser utilizado este Vade Mecum? Abraços.

    • Ana, para mim são boatos e intriga da concorrência. Bons estudos!

  15. Isso é matéria paga amigo? Não sei qual o melhor, mas o da Saraiva não é.
    Na realidade são todos iguais e dependendo do objetivo um pode se sobressair ao outro. Para a segunda fase da OAB, o melhor é o da RT, por causa do índice remissivo mais completo. O da Saraiva fica lá atras. É só comparar.

    • Prezada Janice, não é matéria paga. Sou um dos revisores técnicos da obra e acredito no meu trabalho. Bons estudos.

  16. estou no 3° ano de direito. tenho um vade mecum saraiva 2012, seria interessante comprar esse vade mecum para OAB e concursos?

    • Rafael, para as práticas da faculdade, é EXCELENTE, bem como para advocacia em si. Bons estudos.

  17. Ouvi dizer que não poderá ser utilizado vade mecum com espiral? É verdade ou é só boato? Obrigada!

    • Esse boato é novo Juliana… rsrsrs. Claro que pode. Bons estudos.

  18. Claudio Moreno
    05.06.2013 - 0:34

    Professor a casa caiu! ainda vai ficar insistindo em indicar o vade mecum oab concursos da saraiva?
    Qual o melhor indicado para 2ª fase que atenda as exigências da famigerada OAB?

    • Sim, vou continuar indicando como o melhor vade mecum do mercado. Outro vade mecum? A 15ª edição da Saraiva. Bons estudos.

  19. Bom dia, adorei seus comentários e realmente me ajudou.
    Mas, será que a saraiva está para lançar o 16 edição??
    Estou precisando comprar um novo.

    Obrigada!!!

    • Camila, obrigado. Creio que no próximo mês, aguarde novidades!

      • Irei aguardar…
        Você acha melhor aquele vade específico para concurso??
        Obrigada!!!!

        • Acho melhor. Está saindo uma nova edição também. Aguarde. Bons estudos.

          • Então provavelmente em julho sairá novo vade mecum da Saraiva?? estou estudando pra concurso e quase comprei um kk

          • Aline, certamente, sairá um novo agora em julho. Dá uma esperadinha. Bons estudos.

  20. Alguém já comprou a versão on line para ipad? Ou conhece e sabe dizer se vale a pena?

    • Marcelo, não conheço a versão para ipad, mas tenho curiosidade. Bons estudos.

  21. Caro Professor,

    Gostaria de saber se esta nova edição do Vade Mecum Saraiva – 2º Semestre 2013 – OAB e Concursos – 2ª Ed. 2013 poderá ser usada na 2° Fase da OAB

    • Olá Andréia, sim, poderá ser usada pois o índice temático foi retirado da obra. Bons estudos.

      • Foi isso q observei na 1° edição, ai fiquei na duvida se na 2° ed. tb viria, pq no edital do XI exame foi proibido. Muito obrigado pelo seu esclarecimento, porém sei q vc. faz a revisão da obra, mais estou na duvida de comprar o Vade Mecum OAB e Concursos da Saraiva e da Impetrus, pois o da Impetrus tem regimento Interno e não vi no da Saraiva a Legislação Internacional.

        • Não vem o regimento interno, é verdade, apenas através do acesso pela internet, mas para fins da OAB nunca caiu algo que exigisse esse conhecimento. Por outro lado, traz as jornadas da CJF e suas súmulas e nenhuma outra obra traz e, com certeza, ajuda muito. Bons estudos.

  22. Olá,
    Estou no inicio do curso e estou querendo comprar o Vade Mecum compacto da Saraiva, o senhor saberia me informar se ele é muito diferente do normal?
    obrigada desde já.

    • Fernanda, ele é resumido para ser compacto, mas se você está no início da graduação pode comprar esse mesmo, até sugiro o de capa espiral que é mais fácil de manusear. bons estudos.

  23. Marcos Meressiano
    10.08.2013 - 12:21

    Olá Professor, o novo vade mecum Saraiva tem índice remissivo?

  24. Bom dia! Estou no sexto período de Direito e estou querendo adquirir um novo Vade Mecum.
    Gostaria de saber se o Vade Mecum Compacto – Saraiva tem toda a matéria (legislação) constante no Vade Mecum normal.E apenas a letra é menor…
    Agradeço.

    • Francis, que eu saiba não tem. Mas para 6º período em Direito, é o suficiente o Compacto e até acho aquele com espiral melhor para manusear. abraço.

  25. Bom dia Marcelo.
    O Vade Mecum Saraiva – 2º Semestre 2013 – OAB e Concursos (2ª Ed. 2013), agora sem o polêmico índice temático e com o mapa da legislação (em que pese seus comentários que não teria problema), ainda é a melhor opção do mercado, considerando a chegada do Vade Mecum Rideel Concursos e OAB (1ª Ed. 2013)?
    Gentileza, se possível (e já abusando de sua boa vontade), pontuar os diferenciais da obra preferida.
    Atenciosamente.

    • Oi Ralf, realmente, esse mapa temático não tem nada demais, além de agrupar as leis dentro das disciplinas. Mesmo assim, já é um diferencial. Outro é trazer a tradição da editora Saraiva, a maior editora do país. Disso você tira a qualidade da cópia, impressão, diversas páginas coloridas, fitas, etc e tal. Ademais, traz os enunciados do CJF, creio que nenhum outro traga.

      Claro, as vídeoaulas que foram preparadas especialmente para essa obra, bem como os MODELOS DE PEÇAS para acessar na internet. E o preço, MUITO DE BARBADA agora por 98 reais!!!!! http://www.passenaoab.com.br/?p=3786

      abs.

  26. Olá!!
    Apesar de tantos argumentos ainda estou na dúvida entre comprar o Vade mecum Tradicional ou OAB-Concursos, ambos da Saraiva. Atualmente estou focada somente nos concursos e estou pendendo pela segunda opção. Acha viável?? O vade mecum voltado para concursos contempla súmulas? Sairia perdendo se deixasse de comprar a versão tradicional??
    Gostaria de uma opinião a respeito. Abraço!

    • Flavia, o OAB e CONCURSOS traz súmulas e os enunciados das jornadas de civil e comercial do CJF. O mais legal, no entanto, é o conteúdo ONLINE. Esse é recheado de vídeoaulas e material extra. Realmente, vale a pena esse investimento!

  27. Olá, gostaria de saber se o vademecum saraiva oab e concursos tem a lei 12.850/13? Eu vou fazer a segunda fase em penal e gostaria de saber se compro

    • Aline, impresso não tem, só no conteúdo online pois foi publicada dia 2 de agosto. Terás que procurar em algum VM com atualização ao menos nessa data. bons estudos.

  28. Qual melhor editora de vade macuem?saraiva ou rideel?

    • Andressa, a Saraiva é uma editora tradicional, com 100 anos de mercado. Entrei na faculdade em 1992 e sempre usei os códigos da Saraiva. Nessa época, a Rideel nem fazia códigos…

      Sem sombra de dúvidas, a Saraiva é melhor e mais confiável. Bons estudos.

  29. Olá Professor, gostaria de saber qual vade mecum é mais completo saraiva comum ou saraiva oab ???

    • Rafael, o miolo é idêntico entre eles, a diferença está no mapa legislativo e no extenso conteúdo online que você pode acessar no VM OAB, inclusive vídeoaulas, modelos de peças, etc. e tal. Recomendo!

  30. Professor, o senhor saberia dizer quando sairá a edição para o ano 2014? Obrigada.

    • Franciele, creio que para prova da 2ª fase em fevereiro de 2014, mas não tenho certeza, apenas especulação. bons estudos.

  31. Boa tarde, li todos as respostas mas estou nervosa, pois comprei o vade mecum RT oab concursos, embaixo dos artigos estão ass sumulas e oj que tratam do assunto, além de ter o índice que engloba as possibilidades daquela matéria, eu posso usa-lo na segunda fase?

  32. há! o livro de sumulas e oj do TST do victor Rafael delviche pode ser utilizado na segunda fase?

    • Esse livro já foi uma vez recolhido, mas não sei qual a atual situação. Se você já tem ele, beleza, leve na prova, no máximo os fiscais pedirão para não usá-lo. Boa prova.

  33. as remissões no vade podem ser feitas a lápis?

  34. Alex Pereira Buhler
    02.10.2013 - 14:10

    Desde quando comecei a lidar com vade-mécum, sempre procurei ter o mais completo e com melhores índices que facilitassem a procura.
    Sinceramente eu nunca gostei do vade-mécum da Saraiva, não pelo conteúdo mas porque seus índices são colocados sempre ao fim das legislações, inclusive os remissivos.
    Eu prefiro aqueles com os índices no início da legislação a qual vou consultar.
    É tudo questão de prática, adaptação e manuseio, ou seja, o melhor vade-mécum é questão de gosto e isso não se discute.
    Cada um deve antes de comprar fazer uma pesquisa, folheá-los consultar seus índices e escolher aquele ao qual se adapte melhor e todos, por mais que digam serem eles completos, um dia você vai ficar na mão e terás que procurar alguma legislação em outro lugar.
    O importante em um vade-mécum para mim é:
    1- Ter a legislação básica o mais completa possível;
    2- Ter um índice ao qual você de adapte;
    3- Ter várias espécies de índices, cronológico, remissivo, etc.
    4- Ter várias fitas marcadoras assim como etiquetas;
    Por fim gostaria de deixar uma dica às editoras, por que ao invés de etiquetas marcadoras vocês não fazem um vade-mécum com as etiquetas embutidas como é feito em algumas bíblias?
    Assim não ficaríamos com aquele monte de orelhas dobradas em nosso vade-mécum além de facilitar ainda mais a consulta e com certeza seria mais um atrativo para comprá-lo.

    • Prezado Alex, apenas sobre a tua sugestão, o exame da OAB não permite tais marcadores. Bons estudos.

      • Alex Pereira Buhler
        02.10.2013 - 14:55

        Com certeza meu caro,
        Essa restrição da OAB é um empecilho às etiquetas embutidas.
        Contudo temos que ressaltar que essa restrição é uma arbitrariedade e porque não dizer uma “aberração” da OAB.
        Se fossemos seguir uma lógica, também teriam que ser proibidos os índices remissivos, as notas remissivas, as cores distintivas e outros por menores de forma a ser permitido somente a legislação seca, “nua e crua”.
        Uma etiqueta que identifica somente o diploma legal ou algum artigo faz a mesma função de uma remissão esteja ela localizada onde for, no texto em índices em apenso.
        Felizmente fiz meu exame antes desta restrição às etiquetas e não tive tantos problemas.
        Qual a opinião do senhor sobre essa restrição?

        • Também concordo com o amigo, a palavra certa é “aberração”!

  35. boa tarde, ontem fiz a prova de direito do trabalho e gostei, acontece que naturalmente no momento em que eu escrevia os tópico, ex fatos, em coloquei um numero e circulei, sera que pode ser anulada a minha peça?
    outra coisa, em outra questão deram como alternativa correta o par único do 467 clt, ocorre que no vade da trt não existe este paragrafo. pois consta que a lei que modificou o caput não o manteve, e agora?

    • Gabrielle, acredito que não zera não. E quanto a segunda, estranho isso, vou dar uma olhada. boa sorte.

  36. boa tarde! o senhor conseguiu verificar a questão do parag único do 467 da clt? o que poderá ser feito na ausência deste paragrafo, eles poderão anular a questão?

    • Gabrielle, não vi não. Creio que não recebe a pontuação integral. boa sorte.

  37. Kátia Humanes
    16.10.2013 - 12:51

    Professor, bom dia!

    Gostaria de saber quando sai a edição 2014.

    Att.

    • Kátia, boa pergunta. Geralmente, sai antes do início do ano letivo. Imagino que em fevereiro.

  38. Olá professor gostaria de saber qual o vade mecum da saraiva seria ideal pra mim que estou me preparando somente para concursos públicos ? Desde ja agradeço pela atenção.

    • Rosete, o vade mecum OAB e CONCURSOS da Saraiva. Ele traz um material online muito bacana, com vídeoaulas que servirão para auxiliar na sua preparação mesmo para concursos. Há modelos de peças também para concursos onde há outras fases além das questões objetivas. Recomendo!

  39. Gustavo Romualdo
    23.10.2013 - 17:43

    Olá Marcelo, saudações! Estou dando uma olhada no Vade mecum OAB e concursos da Saraiva para quem sabe, comprá-lo para prestar o próximo exame da ordem II e gostaria de algumas informações, sobre o mesmo:

    1º Este Vade mecum é bom? Tem explicação doutrinária sucinta dos artigos?
    2º Serve tanto para estudos da 1º fase, como para a 2º fase? Poderá ser usado de fato, para a 2º do exame de ordem XII?
    3º Qual a diferença deste, para o Vade Mecum Saraiva Comum?
    Desde já, agradeço e aguardo respostas!

  40. Gustavo Romualdo
    23.10.2013 - 17:44

    Olá Marcelo, saudações! Estou dando uma olhada no Vade mecum OAB e concursos da Saraiva para quem sabe, comprá-lo para prestar o próximo exame da ordem XII e gostaria de algumas informações, sobre o mesmo:

    1º Este Vade mecum é bom? Tem explicação doutrinária sucinta dos artigos?
    2º Serve tanto para estudos da 1º fase, como para a 2º fase? Poderá ser usado de fato, para a 2º do exame de ordem XII?
    3º Qual a diferença deste, para o Vade Mecum Saraiva Comum?
    Desde já, agradeço e aguardo respostas!

    • Gustavo, respondendo.
      1- Sim, é bom. Não tem explicação doutrinária, pois não é código comentado nem interpretado ou menos anotado, mas está rico em indicações legais e súmulas.
      2- Exato. Não saiu ainda o edital do XIIº Exame, que será dia 30, mas até o momento foi usado perfeitamente a 2ª edição de 2013.
      3- A diferença está em alguns índices e no conteúdo online que o mesmo possui, como vídeoaulas, modelos de peças, etc.

      bons estudos.

  41. Guilherme Weinschütz
    07.11.2013 - 11:48

    Olá professor, muito obrigado pelas dicas! Encontrei em um sebo um vade mecum da Impetus de 2012. A diferença da versão de 2012 para 2013 fará muita diferença nos meus estudos? Estou estudando para concursos e este vade mecum é específico para OAB e concursos.

    Muito obrigado e parabéns pelo trabalho! :)

    • Obrigado Guilherme. Pois bem, há uma diferença sim e ano de 2014 com novas atualizações já estão no forno… para concursos o ideal é sempre o mais atualizado, até porque as bancas adoram pegar nos novos textos legais.

      É um investimento e não um custo. abs.

  42. Gierck Medeiros
    16.11.2013 - 17:32

    Sempre estudei pelo vade mecum da SARAIVA desde a faculdade. O índice remissivo é muito bom. E isso me ajudou muito em uma prova discursiva de concurso, pois a resposta da questão de direito civil era um dispositivo do CC/02 que que constava na remissão de um outro dispositivo do CC/02. A diagramação da Saraiva também é muito boa… bem organizado, letras grandes. O índice remissivo também é muito bom. Bem, esses são os PONTOS POSITIVOS. Vamos agora aos PONTOS NEGATIVOS. Para mim, o único pecado (capital) da SARAIVA é a falta de algumas leis que reputo fundamentais. Não é completo. Faltam muitas leis impressas que são imprescindíveis para o dia-a-dia da advocacia e dos concursos públicos, principalmente os concursos voltados para a advocacia pública (ex. não tem a LOMAN – LC 35 -, nem a LOAGU – LC 73 -, nem a LC 76 – que versa sobre desapropriação de imóvel rural por interesse social -, nem LC 87 – lei do ICMS -, nem a LC 116 – Lei do ISS – nem as LCs 108 e 109 – previdência complementar -, nem o Dec. 20910/32 – que versa sobre a prescrição quinquenal contra a fazenda pública -, não tem o Dec 3048 – que regulamenta a previdência social – etc). Por 2 vezes na minha vida o Vade Mecum da SARAIVA me deixou na mão provas discursivas de concursos públicos. Na primeira vez, a resposta da questão estava na LC 87 (lei do ICMS), e quando eu fui procurar a dita cuja no vade mecum da Saraiva, cadê? Na segunda vez (recentemente), a resposta da questão discursiva estava na LC 116 (lei do ISS); e nova decepção com o vade mecum da Saraiva! Por isso, acabei de comprar o vade mecum da RIDEEL, pois dizem que ele é mais completo (e acabo de verificar que realmente é!). O PONTO NEGATIVO DA RIDEEL é a diagramação, que é visivelmente pior (letras pequenas – força muito a leitura). Ao que tudo indica, as remissões são tão boas quanto às do vade mecum da Saraiva e o índice remissivo tb parece ser igualmente bom. Acabei de comprar o da Rideel e verifiquei que ele contempla a LOMAN (excertos), a LOAGU, a LC 87 (ICMS), a LC 116 (ISS) e a LC 109 (Previdência Complementar) o Dec. 3048 (regulamenta a prev. social) e o dec. 20910 (prescrição quinquenal contra a fazenda pública). Agora só falta eu me acostumar com a letra minúscula do vade mecum da RIDEEL e aprender a manuseá-lo com a destreza com que eu o fazia com o da Saraiva – mas isso vem com o tempo! Abç,

  43. Professor, você pode me indicar um bom vade mecum comentado/doutrinas para concurso público. Obrigada

  44. Olá, gostaria de saber quando sai o Vade Mecum de 2014, pois vou fazer a 2 fase dia 9 de fev. As aulas começam essa segunda e eu to preocupada… como vou ver as aulas sem o Vade para acompanhar e grifá-lo já com os marca textos? Já ouvi falar que só chega no final de janeiro. Como faço?? Outra pergunta, além do Vade Mecum completo, seria bom levar para a prova o código específico da matéria? (Civil, no caso). Obrigada pela atenção!!

    • Jamille, o VM da Saraiva sai nos próximos dias em janeiro, mas vale a pena esperar. Também sugiro um específico. Bons estudos.

  45. Joabe Herbe
    05.01.2014 - 17:19

    O Vade que não possui o parágrafo único do art. 467 da Clt é o da Revista dos Tribunais e não o da Saraiva. Com este vade de fato o candidato da última Segunda fase em Trabalho ficou até hoje procurando o dispositivo…rsrsrs

  46. Olá!

    Gostaria de saber a diferença do VADE MECUM ED SARAIVA e EDITORA GEN.

    Obrigada.

    • Olá Andréa. A diferença está na tradição e na qualidade atestada. Enquanto a editora Saraiva produz códigos desde sempre, a GEN está lançando seu primeiro vade mecum. Bons estudos.

  47. Amanda Mayumi
    07.01.2014 - 12:35

    Olá Professor. Gostaria de saber se existe alguma restrição ou estruturação de peça no Vade Mecum de Penal da editora Rideel. Posso utilizá-lo tranquilamente na segunda fase do exame da ordem?
    Desde já agradeço.

    • Amanda, infelizmente, não conheço “pessoalmente” esse vade mecum. Tenho de EMPRESARIAL e ele sempre foi aceito. Bons estudos.

  48. Professor, agora que saiu o edital do XII Exame da OAB, o senhor poderia informar se o Vade Mecum Saraiva – 2º Semestre 2013 – OAB e Concursos – 2ª Ed. 2013 pode ser usado na 2ª fase? Pensei em aguardar a disponibilização do 2014, mas vai demorar para que eu faça meus estudos. A dúvida é quanto ao índice temático. Esse do 2º semestre é compatível com as exigências da Ordem?

    • Fernanda, pode usar. Ele foi aceito no XI Exame Unificado. Boa sorte.

      • Muito obrigada pela resposta, professor. Gostaria de saber, também, se posso usar o Vade Mecum Saraiva – 2º Semestre 2013 – 16ª Ed. 2013, que não é o OAB e Concursos, mas está bem mais em conta. Meu maior medo é de terem índice temático.

  49. Olá professor! O Senhor sabe me informar quando saíra o Vade Mecum OAB e Concursos de 2014 da Saraiva?

    • Olá Allan, obrigado por perguntar. Estamos esperando para março de 2014. Bons estudos.

  50. O Vade Mecum Trabalhista 2014 da Saraiva serve para a 2ª fase do Exame da OAB (Trabalhista)?

  51. Professor, o vade mecum de civil 2014 da rideel pode ser utilizado na 2ª fase da OAB?

    • Renata, ainda não vi esse de 2014, mas se mantiveram os anteriores, é possível sim. Bons estudos.

  52. observando seus comentários desde o inicio, é visível que há algo além de simples indicação; com todo respeito, mas o senhor deve trabalhar para a saraiva, para fazer tanto comentários e tentar convencer que é o melhor vade mecum, o que na minha opinião, não é verdade. tenho 3, todos de editoras diferentes e o melhor é o da rideel, na minha opinião, é claro. O da saraiva é apenas, “bonitinho” aconselho todos ignorar os comentários do Marcelo e procurar nas livrarias o melhor. bons estudos a todos.

    • Prezado Carlos, todos sabem aqui que sou revisor técnico do vade mecum OAB e Concursos Públicos da Saraiva e responsável (entre autor, coautoria e coordenação) de mais de 30 títulos só dessa editora. Mas entrei na faculdade em 1992 e desde lá os códigos da Saraiva sempre me acompanharam nos meus estudos porque eram os mais confiáveis. Nessa época nem existia Rideel. Tradição é algo que não se compra, mas se conquista. Ademais, anualmente, são vendidos mais de 200 mil códigos da Saraiva, enquanto uma tiragem da Rideel não passa de 5 mil. Onde quero chegar? Que quanto mais exposto um produto, mais ele é testado, e, por isso, depois de todas essas décadas, continua sendo o mais vendido no país.

      Agora, gosto pessoal não se discute. Bons estudos.

  53. Que propaganda e forma de imposição desagradáveis. Por que profissionais que se dizem reconhecidos se prestam a um papel desses?

    • Pollyana, discordo de você, pois é uma opinião pessoal baseada em todo um razoado pelas explicações ali dispostas. bons estudos.

  54. Oi, penso em fazer Civil na 2a fase da OAB, seria pertinente comprar o VADE MECUM CIVIL ao invés do geral? Ele pode ser usado na hora da prova?

    • Tiago, é possível sim e pode ser usado na prova. bons estudos.

  55. comprei o da saraiva oab e concurso 2014 3edicao, nao vou ter problema na segunda fase? posso usar sem problemas?

  56. entao eu comprei ele, mais pq tem em sumulas espaco para grampos? posso usar esse vade oab concurso 2014 sem nenhum tipo de adptacao? está 100% de acordo com edital?

    • Raphael, o fato é que esse espaço está desde a 1ª edição e eles não mudaram. De qualquer sorte, diz o EDITAL: “que poderá haver isolamento dos conteúdos proibidos, seja por grampos,…” Portanto, mais uma vez, o VM está 100% de acordo com o EDITAL. bons estudos.

  57. o edital nao preve uso de grampos caso haja irregularidades

  58. Monique Alves
    06.05.2014 - 1:59

    Olá, professor. Estou no 7º período da faculdade de Direito e estou na dúvida sobre qual vade mecum 2014 adquirir. Pretendo usar apenas para estudo e provas da faculdade, porém achei bem interessante os comentários sobre o novo Vade mecum da Saraiva OAB e Concursos. Melhor continuar com a compacto da Saraiva ou bem mais interessante o mencionado em primeiro? Desde já, muito obrigada!

    • Monique, custo-benefício, melhor o da SARAIVA OAB E CONCURSOS. É mais completo, atualizado e traz conteúdo online. Bons estudos.

  59. O vade mecum da saraiva para oab e concursos do primeiro semestre de 2014 vem com o código penal militar e de processo penal militar?

  60. Posso usar na segunda fase, o vade mecum saraiva compacto espiral ed. 2014?

  61. Boa tarde professor! Pretendo fazer concursos na área trabalhista,mais especificamente TRTs. O Vademecum OAB e Concursos 3 ed. 2014 contém súmulas do TST,Ojs,SDI I II de forma impressa? Assim como as Leis de FGTS,8.112/90 e as previdenciárias 8.212 e 8.213 também impressas? Ou esses conteúdos foram disponibilizados somente online?
    Agradeço desde já pela ajuda!

    • Olá Lívia, sim tem as súmulas impressas, da mesma forma, as leis mencionadas. bons estudos.

  62. Ana Carolina
    18.06.2014 - 21:16

    Alguém saberia me dizer quando será lançada a edição 2015 do vade-mécum Saraiva e Reebel?

  63. Ana Carolina
    18.06.2014 - 21:17

    *vademecum

    • Ana, de 2015 deverá ser em janeiro/fevereiro. A mais nova edição de 2º semestre de 2014 é para julho. bons estudos.

  64. Estou no segundo semestre e a partir do próximo semestre precisarei de vade mecum,a 18º edição de 2014 é a melhor recomendada ou deveria comprar um compacto?

    • Sami, se for contar apenas pelo custo-benefício, mais barato fica em optar pelo VM da OAB e Concursos da Saraiva e que traz um material online que poderá te ajudar também na faculdade. bons estudos.

      • Estou num dilema entre o vade mecum completo (uma incomodação para carregar) x compacto da saraiva. Estou no 4 semestre da faculdade. O que o senhor acha? Aguardo retorno, muito obrigada

        • Camila, o compacto serve justamente para evitar o peso. Pode ser uma escolha, mas não adianta fugir de um dia ter em mãos um VM completo para enfrentar a prova da OAB, ou seja, quem sabe não seja a hora de se acostumar com o “peso da responsabilidade”? Nesse caso, sugiro a 4ª edição do VM OAB e Concursos SARAIVA. Bons estudos.

  65. Pablo Leal
    14.08.2014 - 11:44

    Bom Dia Professor !
    Estou no Segundo Período , gostaria de saber qual VADE MECUM Comprar para se adaptar melhor a Matéria .
    Muito Obrigada !

    • Pablo, há VM menores e que foram pensados para o público universitário. No entanto, um dia você vai ter que ter um VM completo, então, minha sugestão já é adotar desde agora eles. Sugiro o VM OAB E CONCURSOS e que traz conteúdo online também, além de ser o mais atualizado. Bons estudos.

  66. Boa tarde, gostaria de saber se há alguma restrição em utilizar o VM da RT no XIV exame de ordem, pois soube que no exame passado alguns fiscais não deixaram utiliza-lo. Obrigada!

    • Laura, já ouvi isso a respeito, mas não me recordo com a edição. A mais atualizada da RT é a 6ª edição. Se você está com dúvidas, sugiro investir num VM da Saraiva, OAB e CONCURSOS, é o mais atualizado e barato. bons estudos.

  67. POSSO UTILIZAR PARA A 2ª FASE DO EXAME DA ORDEM O VADE MECUM SARIVA 18ª EDIÇÃO SEM PROBLEMAS???

    • Paulo, não há restrições que ferem o edital. bons estudos.

  68. Qdo sai o vade mecum 2015?

    • Clarissa, geralmente, antes do início das aulas em março de 2015. bons estudos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado / Campos requeridos estão marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

#SeLigaNaDica

Agenda OAB

XV Exame de Ordem Unificado

  • 29.09.2014

    Publicação do Edital

  • 29.09.2014
    a
    13.10.2014

    Período de Inscrições

  • 22.10.2014

    Prazo limite para pagamento da taxa de inscrição

  • 10.11.2014

    Divulgação dos locais de realização da prova objetiva

  • 16.11.2014

    Realização da 1ª fase (prova objetiva)

  • 16.11.2014

    Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva

  • 02.12.2014
    a
    05.12.2014

    Prazo recursal contra o resultado preliminar da 1ª fase

  • 02.12.2014

    Resultado preliminar da 1ª fase

  • 16.12.2014

    Divulgação do gabarito definitivo da 1ª fase

  • 16.12.2014

    Divulgação do resultado final da 1ª fase (prova objetiva)

  • 05.01.2015

    Divulgação dos locais de realização da prova prático-profissional

  • 11.01.2015

    Realização da 2ª fase (prova prático-profissional)

  • 11.01.2015

    Divulgação do padrão de resposta preliminar da prova...

  • 03.02.2015

    Divulgação do padrão de respostas definitivo e do resultado...

  • 04.02.2015
    a
    07.02.2015

    Prazo recursal acerca do resultado preliminar da 2ª fase

  • 15.02.2015

    Descrição dos recursos acerca do resultado preliminar e divulgação...